Oi pessoas mais bonitas do Brasa!!
Hoje começamos uma nova categoria aqui no blog: DEIXA EU FALAR! Se nós vamos problematizar? Mas é claaaaaro que vamos mana e você tá super convidada a participar!
Pra começar, no post de hoje vou falar sobre a tal da SORORIDADE! :D

A pergunta que não quer calar: o que é sororidade?
"Sororidade é união e aliança entre as mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum. O conceito de sororidade está fortemente presente no feminismo, sendo definido como um aspecto de dimensão ética, política e prática deste movimento de igualdade entre os gênero.
Do ponto de vista do feminismo, a sororidade consiste no não julgamento prévio entre as mulheres que, na maioria das vezes, ajudam a fortalecer esteriótipos preconceituosos criados por uma sociedade machista e patriarcal.
A sororidade é um dos principais alicerces do feminismo, pois sem a ideia de irmandade entre as mulheres, o movimento não conseguiria ganhar proporções significativas para impor suas reivindicações.
A origem da palavra sororidade está no latim sóror, que significa irmãs. Este termo pode ser considerado a versão feminina de fraternidade, que  se originou a partir do prefixo frater, que significa irmão." (Fonte)
Coisa linda né? E na prática, como esse negócio funciona? É sobre isso que esse post se trata: a sororidade no dia a dia.
Aqui em Ponta Grossa foi criado um grupo das minas para mostrar que não, a sororidade não fica só no papel e que podemos e devemos nos unir! Uma das coisas realizadas foi caixinhas coletivas de absorventes nos banheiros das universidades e eu nem preciso explicar o porquê né?
Lindinhas né?
Colocamos também bilhetinhos nos espelhos para lembrar as minas que ninguém está sozinha e que o feminismo é uma coisa linda hehe
Sem contar toda a experiência e depoimentos que podemos compartilhar, e saber que tem alguém nos ouvindo, segurando nossa mão e nos dizendo "você não está sozinha".. Sensacional né?

Sororidade faz bem pra pele, pra saúde e principalmente para o coração! Hehe
Espero que tenham gostado desse post e logo mais eu volto falando cada vez mais!

Um beijo,


Deixe um comentário