Esses dias conversando com uma conhecida ouvi a seguinte frase "as pessoas que se envolveram com você me disseram que quebraram a cara" e eu apenas respondi "as pessoas que esperam muito de mim, não posso fazer nada a respeito". E depois disso eu fiquei pensando em como as pessoas criam expectativas em cima das outras esperando algo em troca. E eu te pergunto: desde quando somos obrigados a corresponder às suas expectativas? Pera lá migo, não é bem assim que as coisas funcionam.

É natural que esperemos alguma coisa da outra pessoa, mesmo que inconsciente. Esperamos uma resposta para o nosso "bom dia", um "obrigado" pelos nossos gestos, uma saudade tão grande quanto a nossa, um amor tão verdadeiro quanto o que sentimos. Mas quem disse que a outra pessoa é obrigada a nos dar isso tudo? E é aí que vem o nosso erro. Achar que o outro está errado por não corresponder às expectativas que nós mesmos criamos sobre ele. Primeiro: muitas vezes a outra pessoa nem sabe o que nós esperamos dela e segundo: mesmo se ela souber, ela não tem obrigação nenhuma de cumprir os nossos requisitos. 
Nós nos decepcionamos por culpa nossa. A menos que a outra pessoa tenha dado alguma esperança, algum sinal, não temos direito algum de nos indignar por não termos sido correspondidos. Criar esperanças, expectativas, sonhos ou construir uma vida (imaginária) com outra pessoa é um dos piores erros que podemos cometer e nós continuamos cometendo. 
Quero deixar claro que as expectativas que você cria em cima de outra pessoa é um problema SEU, e se ela vai corresponder, aí já é outra história (isso se ela quiser corresponder, né?). 
Então não culpe o outro pela sua bad quando você esperava por uma coisa que não aconteceu. A única pessoa que pode garantir que alguma coisa vai acontecer na sua vida é você mesmo. E só. Não passe a vida esperando que alguém tome a atitude que você tanto deseja, que alguém cumpra com a sua ~listinha de requisitos~
Comece a fazer as coisas por e para você, porque esperar demais gera frustração e infelicidade.


Deixe um comentário