Sábado é o dia de largar tudo e sair!
Meu sábado se resumiu a Estação Saudade, Brechó Camarim e Josi Belle Retrô.
Em uma entrevista super bacana, a Josi nos contou um pouco sobre seu trabalho, seu gosto pelo universo Retrô, e sobre suas peças e criações.



Ela nos contou que começou em 2006 com o curso de Estilismo e Produção na UEPG e desde então não parou mais. Não chegou a concluir o curso e mesmo não tendo muita prática, o curso valeu para outras áreas como calcular preço de peça. Foi auto didata e aprendeu mexendo na máquina, costurando e errando... Até acertar. A influência da avó e da mãe deu uma forcinha para que pudesse pegar prática e gosto no trabalho.


"Eu sempre quis fazer moda, desde quando comecei a cursar Letras e não curti. Como eu não tinha condições de fazer Tuiuti, fui me conformando. Mas sempre gostei, sempre quis me envolver, minha mãe sempre trabalhou com isso, ela é tecelã."



Ela faz tudo sozinha, desde a criação, a escolha do material, estampa... Mas confessa que não desenha no papel por ser uma péssima desenhista (rs).

Josi diz que busca bastante inspiração em blogs e na internet que facilita bastante seu trabalho. Sempre vai em Sebo para procurar revistas mais antigas de moda.

Eu perguntei à ela porque essa opção por peças vintage e ela nos contou que faz o que tem a ver com ela, o que ela gosta e se identifica.
"Quando eu tinha uns 14 anos meu estilo era outro, mas eu curto mesmo esse estilo mais retrô, que envolve mais coisas, esse universo da música também, desde que eu tinha uns 18 anos, gostava de Beatles e tal, e não mudei desde então, não muda mais.", conta Josi. 


Sobre suas peças, ela nos contou que trabalha com 100% algodão, mas que aqui em Ponta Grossa não tem muitas opções, então ela compra bastante em Curitiba, uns tecidos importados com estampas mais legais e diferentes (que é o seu foco).
"Não adianta eu fazer uma estampa comum, que tem na Marisa, por exemplo, procuro fugir disso.", diz ela.



Pra isso, Josi compra bastante pela internet, o que tem suas desvantagen$, mas vale a pena para fazer uma peça diferenciada.

Josi não tem interesse em ter uma loja física, por envolver muito capital. Durante a semana suas peças ficam no Salão do seu amigo Paulo, junto com as peças do brechó dele.
"Eu vendo mais pela internet, desde a época do Orkut (R.I.P.) e com a feirinha estou vendendo bastante aqui. Eu vendia mais pra fora, teve uma época que eu vendi pra uma loja de São Paulo, eu fazia as bolsas e mandava. O público daqui é mais restrito. Antigamente um amigo meu tinha uma loja na Galeria Moreira e eu vendia pra ele, era uma loja bem legal."



Ela nos contou que se dedica só à isso e que conseguiu ampliar seu maquinário, com máquinas industriais, o que facilitou bastante seu trabalho, mas que não faz costura sob medida, ela vende o que cria.


Bem, eu não resisti à tantas coisas fofas e comprei um cropped da Josi, foi como um amor à primeira vista hahah



Todo sábado na Estação Saudade a Josi está lá no Brechó Camarim vendendo suas peças, das 9h às 17h, e pela sua página você pode conferir todas as novidades. Não perca!

Por hoje é só pessoal! 
Beijos,




2 Comentários

  1. Maravilhosa matéria, as roupas realmente são lindas vale mt a pena ir na feira e dar uma olhada!!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou Manu! Vale a pena mesmo!

    ResponderExcluir