Chega um momento da vida em que não sabemos que direção tomar. Não sabemos se preferimos o frio ou calor, azul ou rosa, direita ou esquerda. Acordamos e não sabemos se queremos sair da cama ou passar o dia olhando para o teto. Só sabemos que temos que fazer alguma coisa, tomar uma decisão, uma atitude. Mas.. até que ponto NÓS tomamos as NOSSAS decisões e até que ponto os outros nos influenciam e nos cegam, nos levando a tomar atitudes que não temos certeza?



Em que mundo estamos que pessoas de 15, 16 anos devem decidir o que fazer no vestibular (vestibular, leia-se: o curso da sua VIDA)? Quando lemos dessa forma vemos a proporção e as consequências que essa decisão pode nos trazer. De fato, existem pessoas que nascem prontas, decididas e preparadas para um certo curso e formação, mas e aquelas que não sabem? Que são pressionadas a decidir em um curto período de tempo uma graduação que vai durar no mínimo 5 anos e que vai ditar boa parte da sua vida? Ou aqueles que sabem o que querem mas são desestimulados e forçados a tomar outro rumo "para o seu próprio bem"?

Até quando as pessoas vão achar que tem direito sob as decisões umas das outras com a desculpa de que estão tentando protege-las? A gente precisa aprender que aquelas frases clichês "a vida é muito curta", "a vida passa rápido demais" são tão verdades quanto o céu é azul. Precisamos arriscar, nos jogar de cabeça, nos aventurar e dar a cara à tapa. PRE CI SA MOS tomar nossas próprias decisões, cair, passar aperto, chorar, nos desesperar e.. crescer! Aprender a ser adulto sozinho e aprender a ser sozinho. Conhecer nosso próprio eu, nossos gostos e vontades e fazer o que der na telha. Quem sabe o que pode nos acontecer amanhã? Ou até mesmo agora? Quanto tempo vamos ter que esperar para ter a vida que tanto sonhamos?

Quando vamos criar coragem para nos assumir, assumir nosso verdadeiro EU, impor aquilo que a gente gosta e pensa, bater o pé e dizer "esse sou EU, e você não pode mudar isso".

Quando vamos criar vergonha na cara de ser aquilo que queremos sem medo dos julgamentos alheios? Quando vamos criar coragem para ser feliz?


Deixe um comentário